Jaru Top Festas
queimada é crime

ARIQUEMES: Policiais fazem parto de urgência e salvam bebê que nasceu com cordão enrolado no pescoço

Irmã da grávida pediu ajuda aos policiais que faziam patrulhamento. PMs ajudaram a mãe no parto sendo orientados pelo Samu por telefone.

Três policiais militares ajudaram uma mulher que entrou em trabalho de parto dentro de casa em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Os policiais faziam patrulhamento pelo Setor 11 na tarde desta segunda (26), quando uma criança, irmã da grávida, avisou que ela estava em trabalho de parto dentro de casa e precisava de ajuda.

Os militares da Polícia de Trânsito (Ptran) foram até a casa da mulher e ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que auxiliou o procedimento por telefone, até que conseguissem chegar na casa.

O Sargento da Polícia Militar (PM) Aloir Ferreira da Silva contou ao G1 como foi o atendimento da ocorrência. “Eu disse: ‘vamos manter a calma e a respiração’, e ela foi respeitando os comandos enquanto o soldado Aguiar manteve contato com o Samu e foi orientando a gente”, disse.

Em dado momento, os policiais perceberam que o parto aconteceria ali mesmo e instruíram a mulher a tentar manter a calma e fazer força.

“Falei pra ela: ‘Agora não tem mais como voltar. Segura na cabeceira da cama e faz a maior força que tu puder’, ela fez e a criança nasceu. Só que a criança nasceu roxa e não estava se mexendo e a gente não entendia o que estava acontecendo”, relata.

Segundo o relato, os policiais então descobriram que o cordão umbilical do bebê estava enrolado no pescoço, o desenrolaram e o recém-nascido expeliu uma baba com sangue. Sob a orientação do Samu, posicionaram a criança e fizeram uma massagem, com isso, ela chorou e aliviou a mãe e familiares que estavam na casa.

Quando a equipe do Samu chegou ao local, o parto já estava feito. Eles apenas cortaram o cordão umbilical e encaminharam a mãe e o bebê para o Hospital Municipal de Ariquemes, que informou ao G1 que mãe e bebê passam bem e receberam alta nesta terça (27).

Fonte: Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

 

Atenção: O jarutopfestas não se responsabiliza pelos comentários postados. Viu algum comentário que promova ofensa, racismo, calúnica, xingamento e qualquer algo do gênero? Por favor entre em contato e denuncie

Veja Também