Jaru Top Festas

Escritor jaruense participa de concurso nacional de poesias e fica entre os melhores do certame

O escritor jaruense Elias Gonçalves participou recentemente do Concurso Nacional Novos Poetas, organizado pela Vivara Editora Nacional e teve um poema de sua autoria selecionado para ser publicado no livro “Antologia Poética, Poesia Livre 2020” lançado pela editora há alguns dias. O primeiro lote de exemplares que o escritor tem direito, segundo as regras do certame, foi entregue na tarde desta quarta-feira (08) pelos Correios.

O poema jaruense que faz parte do livro tem como nome “O Amor” e foi escrito há vinte anos. Porém, por abordar um tema atemporal, foi guardado pelo escritor em seu acervo e tão logo surgiu uma oportunidade, resolveu inscrevê-lo para ser submetido a uma análise especializada. Segundo relatou o autor, ainda existem outras poesias inéditas guardadas há vários anos em seu arquivo e que poderão, futuramente, fazer parte de alguma publicação nacional do gênero.

Segundo informações prestadas por Elias Gonçalves, a participação dele no concurso de poesias ocorreu meio que por ocaso ao observar um anúncio da empresa em uma rede social. Por ter guardado consigo algumas produções literárias elaboradas na época em que o cursou o ensino médio, o escritor resolveu se inscrever no certame com um de seus diversos trabalhos dentro do campo oferecido pela editora.

Orientado por edital público, o Concurso Nacional Novos Poetas, Poesia Livre 2020, recebeu no período de 05 de dezembro 2019 a 05 de abril de 2020, o total de 2.877 inscrições de todo o Brasil. Cada escritor poderia participar com até duas produções literárias, o que aumentou, consideravelmente, a concorrência entre os participantes devido ao elevado números de poesias.

A lista com o nome dos candidatos que tiveram os seus poemas classificados entre os 250 melhores textos que fariam parte da publicação foi divulgada no dia 22 de abril deste ano no site www.poesialivre.com.br. Os vinte melhores tiveram os nomes de seus autores divulgados de acordo com a classificação obtida e os demais em ordem alfabética, conforme já previa o edital.

Além de Jaru, Rondônia é representado na obra com dois trabalhos de Porto Velho e um Vilhena, o que deixa o Estado em terceiro lugar na quantidade de poesias existentes no livro totalizando quatro produções, ao considerar apenas a Região Norte. Outros estados da região que aparecem no livro são: Pará (com 18 poemas), Amazonas (07), Roraima (02), além de Amapá e Acre com uma poesia cada. Porém, vale ressaltar que há inúmeros trabalhos dos demais estados brasileiros, enriquecendo assim a obra como um todo.

O poema do escritor jaruense ocupa duas páginas do livro, cuja produção ocorreu sob demanda e apenas na versão impressa. Para obter informações sobre a obra é preciso enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: atendimento@vivaraeditora.com.br.

Elias Gonçalves é autor de três livros. O primeiro deles foi lançado em 2007 como uma homenagem à turma em que o escritor cursou a primeira graduação e recebeu o nome “A História da Pedagogia D”. Em 2013, Gonçalves lança a primeira edição do livro Vivendo Nossa História contendo a história das escolas públicas de Jaru e da política até o ano de lançamento da obra. Uma nova tiragem da obra foi feita no ano de 2019, quando o escritor lançou “Um tratado sobre a música, a literatura e a comunicação jaruense” em junho do mesmo ano.

Fonte: Assessoria

Atenção: O jarutopfestas não se responsabiliza pelos comentários postados. Viu algum comentário que promova ofensa, racismo, calúnica, xingamento e qualquer algo do gênero? Por favor entre em contato e denuncie

Veja Também