Jaru Top Festas

JULHO AMARELO: Campanha alerta para prevenção e riscos das hepatites virais

Este mês de julho será marcado por mais uma mobilização da sociedade jaruense. Desta vez, com ações voltadas à prevenção dos diversos casos de hepatites.

Denominado: “Julho Amarelo”, neste período, as unidades básicas de saúde (UBS) vão intensificar as informações à população quanto à importância do diagnóstico precoce destas infecções.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Atenção Básica, reforçarão as ações de combate a hepatites virais.

Segundo a Semusa, todos os postos de saúde realizam testes rápidos de hepatites B e C, além de levar informação sobre a importância da vacina de Hepatite B e Hepatite A, em crianças de 15 a 22 meses. Os atendimentos nas unidades acontecem de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 até as 17h30.

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde, como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais, tendo como o dia D de combate o dia 28 de julho. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

Para a Chefe da vigilância epidemiológica e endemias, Enf. Irineia Martins de Medeiros, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, e por isso a recomendação é que todas as pessoas façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde do município e, no caso positivo, é feito tratamento no SAE (serviço de atendimento especializado) em Ji-Paraná.

“Se você é portador de algum tipo de hepatite viral e não faz tratamento, procure o centro de Vigilância Epidemiológica, situado na Avenida Rio Branco n° 1341 ao lado da Secretaria de Saúde, no antigo prédio da FUNASA”, informou.

Fonte: Assessoria

 

Atenção: O jarutopfestas não se responsabiliza pelos comentários postados. Viu algum comentário que promova ofensa, racismo, calúnica, xingamento e qualquer algo do gênero? Por favor entre em contato e denuncie

Veja Também